Posicionamento

Algumas Diretrizes Conceituais

O RESET propõe-se a estudar, desenvolver e difundir soluções inovadoras que visem trazer melhorias significativas para os sistemas de transporte, coadunando tais melhorias com o desenvolvimento econômico social e técnico sustentável. Em especial, visa-se otimizar a integração entre as políticas de regulação e investimento em transportes e as políticas urbanas e regionais, de desenvolvimento industrial e tecnológico, assim como as políticas macro-econômicas. No contexto de tal meta geral, partimos das seguintes diretrizes orientadoras:

Adoção de arcabouço regulatório que garanta a eficiência e eficácia dos investimentos e dos serviços: para tal fim, há de se implantar uma política de competição no setor, capaz de incentivar permanentes esforços de eficiência, com repasses dos respectivos ganhos para a sociedade.

Em função do novo contexto regulatório, desenvolver a capacidade empresarial em elaborar estratégias de permanência e expansão em mercados competitivos.

A política regulatória deve garantir uma diversificação social da produção e do investimento no setor, abrindo oportunidades para pequenos empresários e investidores. Hão de se quebrar, na medida do possível e do ambientalmente sustentável, barreiras técnicas, econômicas e institucionais à entrada de novos atores, especialmente de pequenos empresários e poupadores.

Articulação da política de transportes e de infra-estruturas com diretrizes macro-econômicas, sobretudo no que diz respeito ao apoio à capacidade exportadora do setor e ao estímulo e à canalização da poupança nacional mediante o desenvolvimento do mercado financeiro brasileiro.

Adoção do princípio que a necessidades coletivas deverão ser providas de forma socialmente diversificada, desenvolvendo-se e criando-se formas inovadoras de organização produtiva e financeira e de parcerias públicas-privadas, sendo que caberá ao Estado, no contexto de um arcabouço regulatório democraticamente desenhado e monitorado, conduzir o processo da provisão socialmente diversificada.

Buscar sinergias entre os investimentos de transporte e o desenvolvimento imobiliário, comercial, agro-industrial, social e do mercado financeiro, a partir de projetos integrados de investimentos, de maneira que os retornos dos investimentos imobiliários, comerciais, industriais e financeiros possam financiar pelo menos parte das infra-estruturas de transportes.

Assim, o planejamento de transportes deve estar, em boa parte, inserido em projetos integrados de desenvolvimento, elaborado com ampla participação dos mais diversos atores interessados e/ou afetados.

Principios de funcionamento

Incentivo à cooperação acadêmico-científica das diversas equipes, preservando-se sua autonomia quanto a métodos de trabalho e propriedade intelectual.

Incentivo à formação de recursos humanos em transportes através da abertura de espaços de pesquisa para estudantes de graduação em especial sob a forma de Iniciação Científica, estágios de final de curso, bem como através da integração com alunos de Mestrado e de Doutorado cujos temas de tese sejam conexos aos desenvolvidos pelas diversas equipes componentes da Rede.

Incentivo à difusão na forma de reuniões de trabalho (workshops) com a participação de membros da comunidade técnica e científica ligada aos transportes bem como na produção de documentos para apresentação em Congressos e para revistas e periódicos científicos.

Dado o caráter estratégico de alguns estudos e informações, as equipes se comprometem a consultar os parceiros com respeito à oportunidade de divulgação dos desenvolvimentos realizados no âmbito da rede, na forma de artigos técnico-científicos.

Respeitados os aspectos acima, as equipes devem facilitar o acesso a dados e documentação disponíveis no acervo de suas instituições ou no apoio à obtenção destes junto a organismos públicos outros.

Incentivo à participação ativa das diversas equipes, na forma de reuniões de trabalho e de análise crítica de estudos, relatórios e das proposições desenvolvidas no curso das relações.

Cidade Universitária - Centro de Tecnologia, Bloco G, sala 000 -  Ilha do Fundão
CEP: 21945-970 - Caixa Postal: 68501 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil