Há 15 anos, quatro professores universitários, motivados por uma pesquisa sobre regulamentação dos transportes urbanos por ônibus nas cidades brasileiras terminaram por construir um grupo de pesquisa em rede que tem o nome de RESET - Rede de Estudos de Engenharia e Socioeconômicos de Transportes.
O grupo, aos poucos, se ampliou. Novos membros ajudaram a dar nova contextualização dos objetivos centrais ampliando o escopo de nossas pesquisas: reforma da regulamentação técnica e econômica do transporte, a modernização da formação e da estrutura dos seus mercados, bem como o desenvolvimento de formas inovadoras de financiamento dos transportes no Brasil, incluindo aí uma visão mais abrangente, a engenharia territorial.
Em decorrência do intercâmbio de fato existente com pesquisadores de outros países, o RESET incorporou novos membros, assumindo, então, uma abrangência latino-americana.
Constatamos portanto, e com alegria, que as atividades realizadas pelos membros do Reset, na verdade, têm a participação de muitos pesquisadores, que partilham temáticas de interesse, corpus de análise, bibliografia e, sobretudo, uma boa relação de amizade e confiança mútua que dá suporte a discussões fraternas e trabalho conjuntos.
Fazer parte da Rede Reset significa:
Na organização da Rede, além da experiência de cada um, levamos também em conta as responsabilidades e compromissos assumidos por seus membros. Assim temos:
Pesquisadores da área de transportes que, além das características científicas e acadêmicas focadas no temas centrais da Rede, têm responsabilidades para com sua governança, tais como garantir a perenidade da rede, o seu suporte material, infra-estrutural e humano, a gestão do site, a articulação, o incentivas e o apoio à publicações científicas dentre outras.
Pesquisadores da área de transportes, que têm a pesquisa como objeto central de suas atividades, com forte interesse nos temas centrais da rede e que, em conjunto com pesquisadores Reset, participam ou têm participado de projetos de pesquisa. Embora a Rede Reset não seja seu veículo principal de atividades de pesquisa, o Pesquisador Associado Reset tem ação solidária e cooperativa participando de atividades com outros pesquisadores da Rede Reset.
Profissionais da área de transportes, que não têm a pesquisa como objeto central de suas atividades, embora participem de projetos de pesquisa e tenham forte interesse nos temas centrais da rede Reset.
Profissionais de diversas áreas de conhecimento, com importante história em pesquisa e em projetos sobre a cidade ou o desenvolvimento humano e que, além do interesse nos temas centrais da rede Reset, têm tido uma relação diferenciada com os pesquisadores da rede e têm também de forma diferenciada contribuído para a formação do pensamento em estudos de transportes.
Aluno orientado por pesquisador Reset, que desenvolva temática de pesquisa vinculada à da rede, desde sua inscrição no curso de doutorado.
Aluno orientado por pesquisador Reset, que desenvolva temática de pesquisa vinculada à da rede, após a obtenção dos créditos e a aprovação do projeto de dissertação no curso de mestrado.
O passo seguinte é o que estamos dando agora. Recolocamos nosso site no ar (www.reset.coppe.ufrj.br) esperando dar maior difusão ao nosso trabalho. Sabemos a dificuldade que é manter atualizado o conteúdo do site, mas sabemos também que hoje em dia é tarefa imprescindível.
E em nome dessa Rede, gostaria de convidar você a conhecer nosso trabalho, a navegar pelas páginas, a partilhar pesquisas, bom humor e preocupações, discussões e decisões e, com certeza muitas outras boas iniciativas.